Hot! Bodhrán

Bodhrán
Com certeza você já deve ter escutado alguma música que o Bodhrán esteja presente, mais você sabe como ele é feito? de onde veio? sua história? Não!!
Então confira uma pouco mais sobre o Bodhrán…
BodhránBodhrán é um instrumento bastante peculiar na música celta no folk e em vários estilos e é de uso comum à Irlanda, Escócia e País de Gales, sua pronuncia correta é (bow-rawn ou boran). É semelhante a um tambor, onde o couro é esticado sobre um arco de madeira. Tradicionalmente o tronco de freixo uma árvore de madeira dura e amarelada, muito comum na Europa é usada para a fabricação do arco e o revestimento é feito com pele curtida de cabra ou de cervos. Pode ser tocado com as mãos ou com o “cipin” uma haste de madeira de formatos diversos.
História:
Não há nenhuma evidência concreta de onde o bodhrán surgiu. No entanto, existem algumas teorias para esplicar sua origem:
Uma dessas teorias afirma que o bodhrán foi inventado na Irlanda, mas de inicio não era usado como instrumento músical e sim para carregar, grãos e servir alimentos. Pode também ter sido utilizados em fazendas para peneirar e separar os grãos da palha. Em Galês o Bodhrán designa-se “Wecht”, que significa “Peneira”.
BodhránOutra teoria diz que o bodhrán originou-se na África ou a Ásia Central e foi então introduzido na Irlanda através de rotas comerciais e constantes migrações celtas, isso pois foi encontrado varios tambores antigos semelhantes aos bodhrans nas culturas Africanas e da Ásiaticas.
Independentemente de onde tenha surgido o bodhrán ele foi fortemente absorvido pela cultura celta e tem uma longa história na Irlanda. Foi usado durante a rebelião irlandesa de 1603 em que os Irlandeses lutaram contra as forças Inglesas da Rainha Elizabeth I. Existem evidências que os irlandeses utilizaram o bodhran para suprir a falta de gaiteiros e soldados e também era usado para anunciar a chegada de um exército em batalha.
Bodhrán
Na Irlanda, o bodhrán também é um instrumento popular, que é tocado durante os festivais de colheita, dias de santos, festivais folclóricos e em sepultamentos.
Apesar de mais comum na Irlanda, o bodhrán ganhou popularidade através das músicas celtas, especialmente na Escócia e País de Gales.

 

 

Origem do nome:

Há várias teorias a respeito de onde deriva o nome. Alguns acreditam que possa ter originado da palavra irlandesa “bodhor”, que traduzido significa “Som Suave” ou poderia também ter tido sua origem na palavra “bodhar” palavra similar, que significa ‘som surdo’ uma referência ao som característico do instrumento.
Bodhrán na Atualidade:
Apesar de ser um instrumento antigo, o bodhrán só se tornou popular nos últimos quarenta anos. Isto devido principalmente ao compositor irlandês, Seán Ó Riada, que foi um dos responsaveis pelo volta do interesse público na música tradicional irlandesa.

Mesmo sendo a groso modo um instrumento bem simples, o Bodhrán é um instrumento muito versátil, o “cipin” de madeira toca toda extensão da pele devido ao rápido movimento circular do pulso, enquanto a outra mão, colocada por trás da pele controla a tonalidade e volume da percussão.Video do The Corrs, com uma das integrantes tocando Bodhrán.

Embora de origens misteriosas o bodhrán se tornou popular em todo o mundo. O instrumento é apreciado por muitas pessoas em diferentes países, inclusive o Brasil.

Bodhrán no Brasil:

Aqui no Brasil varias bandas e grupos de música celta e outros estilos fazem uso do Bodhrán, como por exemplo o grupo Café Irlanda do Tiago Conal que da um Show no Bodhrán. Veja um video com ele fazendo um Solo no Bodhrán no Lapa Irish Pub.

BodhránNo Brasil também e fabricado o Bodhrán de forma artesanal, deixo indicado aqui o Caviuna – Instrumentos Etinicos, do Alexandre Novais, que como eu também é de Belo Horizonte, ele fabrica Bodhrán de forma artesanal alem de varios outros instrumentos.

É isso ai galera, até a proxima, espero que tenham gostado da postagem. Comentarios, criticas e sugestões para novas postagens são bem vindas .  Até

Author

Catrak

Fellipe Bastos, 25 anos, natural de Belo Horizonte, bacharel em Ciência e Tecnologia e graduando em Engenharia Elétrica. É apaixonado pela cultura, música e culinária celta. Viciado em hidromel e cervejas artesanais. Não recusa uma boa prosa e um bom pão de queijo rs.

4 Comments

  1. Bom dia a todos que produzem este maravilhoso blog,parabéns por esse trabalho incrível,adorei a matéria sobre o bodhran.tentei entrar em contato por email com a cavlúna instrumentos,mas não tive êxito pois o email do alexsandro não funciona,será que vocês poderiam me ajudar de alguma forma a contacta-lo,obeigado e mais uma vez parabénr pelo trabelho no Celtas Today.
    Marcelo Vianna
    Viannageog@hotmail.com

  2. quero muito comprar um, onde encontro uma loja ou quem venda em Belo Horizonte/região metropolitana ou algum site de confiança também…

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 

Pinterest